Sejamos honestos. Planejar para o apocalipse pode ser até meio divertido. Todos os equipamentos e aparelhos legais, as habilidades e sonhar acordado com finalmente poder embarcar nessa grande aventura de sobrevivência — pode ser bastante sedutor.

Infelizmente, as muitas ofertas da indústria preparacionista também podem ter o efeito de distorcer o nosso senso comum sobre o que um cenário de emergência poderia realmente envolver. Recentemente, estava ministrando uma aula de pistola tática e o assunto de preparação para emergências surgiu. Um dos meus alunos começou a falar animadamente sobre o seu plano de fuga de emergência e a sua mochila de fuga.

Isso me lembrou quando meus filhos eram pequenos e eu tinha minha mochila de fuga cheia de todo tipo de guloseimas — refeições liofilizadas, dispositivos de comunicação, visão noturna… e nem uma fralda. Se fôssemos ter que fugir mesmo que por um curto período de tempo, eu não conseguia imaginar a quantidade de fraldas que seriam necessárias.

E quanto mais esse aluno e eu conversávamos, mais o plano dele parecia desmoronar. Ele estava falando sobre fugir de emergência, e eu estava perguntando coisas como, “Você tem algum familiar ou amigo na região?”

“Sim.”

“Bem, a menos que você esteja disposto a abandonar seus amigos e familiares, você não vai a lugar algum com suas preparações atuais.”

Ele ficou desanimado. Dava para perceber que, assim como muitos de vocês e como eu no passado, ele havia dedicado algum tempo desenvolvendo sua mochila de fuga e seus planos de fuga de emergência, mas tinha deixado de pensar em coisas — e pessoas — muito óbvias.

Ficar no Local Pode Ser Melhor do que Fugir de Emergência Primeiro de tudo, nos dias ou semanas seguintes a um evento “apocalíptico”, as chances são bem grandes de que a melhor opção seja ficar no local. Claro, isso pressupõe que você tenha tomado algumas medidas para deixar sua casa pronta para tal evento. Se não, isso precisa ser uma prioridade maior do que fugir de casa. Comida, água, filtração de água, fontes de calor, segurança, etc.

Agora, quando começamos a pensar em preparação para emergências e fuga de emergência, sempre temos uma mentalidade de “a grama do vizinho é mais verde” e achamos que somos lobos solitários. Bem, provavelmente você não é um lobo solitário na vida real. Você tem uma mãe, talvez tenha uma avó doente. Tem primos, tem amigos, tem vizinhos e muitas pessoas que estão entrelaçadas na trama da sua vida, e se eles estivessem realmente em apuros, você os ajudaria. Eu sei que eu ajudaria.

Há menos de cem anos, era bastante comum as famílias terem uma adega subterrânea ou estoque de suprimentos que lhes permitiria sobreviver a eventualidades severas. Eu não sou um paranóico, tipo Frango Pequeno, preparador com “P” maiúsculo só porque tenho todo tipo de comida, suprimentos de emergência e equipamento de sobrevivência. Estou fazendo hoje o que era senso comum para a geração dos meus avós. E isso deveria ser o passo número um.

 

Amanhã provavelmente será um dia normal, mas no caso de não ser, você deseja estar pronto para alimentar e proteger sua família em sua casa. No caso de um desastre natural, pulso eletromagnético (EMP) ou guerra eclodir e as pessoas perderem o acesso a recursos críticos, o mundo inteiro está a apenas cerca de nove refeições de distância da anarquia.

Portanto, dê alguns pequenos passos regularmente para estar pronto — produtos enlatados extras sempre que for à loja, mantendo sistemas de filtragem de água disponíveis, enlatando seus próprios vegetais, aprendendo a cultivar um jardim, estando preparado para forragear ou caçar por comida, etc. — pode ser divertido e também salvar vidas.

Você deve incentivar seus entes queridos a fazer o mesmo para que, se algo acontecer, todos possam se ajudar.

Outras Coisas a Considerar Antes de Fugir Sua Mochila de Volta para Casa. E se algo acontecer enquanto você está fora em sua rotina diária? Sempre tenha uma mochila de volta para casa em seu veículo. Em uma cidade grande, se dirigir não for mais uma opção, seu trajeto regular de repente se torna uma jornada de um dia inteiro ou vários dias apenas para chegar à sua família. O que você precisaria para chegar em casa com segurança, especialmente se as coisas estiverem hostis? Comida, água, ferramentas táticas, evasão e contra-vigilância, etc. De qualquer forma… algo a considerar.

Minha Localização de Fuga é Melhor? Então, digamos que o mundo (ou talvez apenas a sua região do país) tenha passado de zero para zumbis da noite para o dia e eles estejam vindo em busca de cérebros. Se você fugir, deixará todos os seus ativos, todas as coisas, todas as suas provisões estocadas. Se você fugir, é provável que tenha sérios problemas durante a viagem de ida e volta. Se você realmente fugir, quem garante que o lugar para onde está indo será melhor do que onde você está?

Você Precisa de Pessoas. É difícil para uma família enfrentar o apocalipse sozinha. Seu recurso mais importante em uma situação terrível são as pessoas em quem você pode confiar. Se você tiver provisões, precisará garantir sua segurança, e você não pode fornecer segurança para sua casa sozinho. Seja fugindo ou se mantendo, quem se juntará a você? Você não pode fazer turno de guarda 24/7 sozinho. Você também está sobrevivendo.

Treine duro. Treine com inteligência. Não esqueça do senso comum.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *